Por que fazer terapia?

O sofrimento é inerente ao ser humano, todos passamos por um ou outro momento difícil no decorrer de nossa história. Mas em alguns momentos parece que o sofrimento se torna maior, tomando conta de nós, nos paralisando, tornando nossa vida estagnada. Temos a sensação de que os problemas se repetem, sem saber o que fazer para pôr fim a isso tudo. Sentir se assim pode ser um indicativo de que você precise de terapia.

 

Mas em que consiste a terapia? Quais as indicações?

 

A psicoterapia é indicada quando não conseguimos lidar com nossas próprias emoções, para trabalhar questões ligadas a perdas, lutos e separações, fase de sofrimento e de difícil transição, em casos de transtornos alimentares, obsessões, compulsões, fobias, manias, para autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, uma melhor compreensão do nosso modo de ser e estar no mundo.


A sessão de terapia é um momento destinado a pensarmos sobre nós mesmos, falar sobre nossas dores, angústias, medos, expectativas. Momento de refletir sobre nossas ações, suas consequências e de como lidamos com isso, de questionarmos qual a nossa responsabilidade diante de tudo que nos acontece. É principalmente um lugar de escuta, livre de julgamentos, sem certo ou errado.

 

Através da fala temos a oportunidade de nos conectarmos com situações mal elaboradas no passado e que produzem sofrimento e sintomas no presente. Dessa forma é possível ter uma nova compreensão dessa memória ressignificando a experiência.

 

O processo terapêutico proporciona uma transformação da nossa compreensão em relação a nós mesmo Não se trata de eliminar nossos conflitos pessoais , mas sim de conseguirmos através dos recursos adquiridos durante a terapia poder elaborá-los de uma melhor forma. Não trabalhamos com a ideia de cura, mas sim de transformação, ressignificação das nossas experiências.