Dificuldades de Aprendizagem Discalculia

O que é discalculia ? Como identificar?

 

O transtorno específico da habilidade em aritmética (discalculia) se caracteriza pela inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. Indivíduos discalculicos apresentam dificuldade na compreensão e manipulação dos números e símbolos matemáticos, no processo de aprendizagem do cálculo e falhas no raciocínio lógico-matemático.

Destacamos abaixo um conjunto de itens que podem facilitar a identificação do transtorno específico da habilidade em aritmética (discalculia), e seus processos cognitivos.

  • Dificuldade em visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
  • Dificuldade em conservar a quantidade, o que a impede de compreender que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas;
  • Dificuldade em compreender os sinais de soma, subtração, divisão e multiplicação (+, –, ÷ e x);
  • Dificuldade em seqüenciar números,(antecessor e sucessor) como, por exemplo, o que vem antes do 04 e depois do 06;
  • Dificuldade em classificar números;
  • Dificuldade em montar operações;
  • Dificuldade em entender os princípios de medida;
  • Dificuldade em lembrar as seqüências dos passos para realizar as operações matemáticas;
  • Dificuldade em estabelecer correspondência um a um, ou seja, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras e;
  • Dificuldade em contar através de cardinais e ordinais;
  • Dificuldade na memória de trabalho; dificuldade de memória em tarefas não-verbais; dificuldade na soletração de não-palavras (tarefa de escrita); ausência de problemas fonológicos; dificuldade na memória de trabalho que implica contagem; dificuldade nas habilidades visuo-espaciais; dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.