Dificuldade de Aprendizagem TDAH

Podemos definir o TDAH como um transtorno do desenvolvimento infantil, cujos sintomas surgem na infância, persistem na vida adulta em mais da metade dos casos e resultam em dificuldades nos âmbitos da vida pessoal, acadêmica, familiar, social e profissional do indivíduo portador, além de provocar forte impacto na vida das pessoas com quem se relaciona no dia a dia.

Vivemos uma epidemia de diagnósticos de TDAH, os dados estatísticos comprovam um crescimento exponencial do transtorno nas últimas décadas. A indústria farmacêutica passou a ditar o que é normal e o que é patológico, nunca se faturou tanto com o Metilfenidado mais conhecido como Ritalina, um psicoestimulante do sistema nervoso central, utilizado no ” tratamento” do TDAH.

Segundo o manual diagnóstico DSM – V os critérios diagnósticos que compõem o TDAH, devem conter seis ou mais dos seguintes sintomas de atenção com duração mínima de seis meses, e são eles:

a) Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;

b) Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

c) Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;

d) Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais;

e) Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;

f) Com frequência evita,antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exige esforço mental constante;

g) Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividade;

h) É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;

i) Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.

Devem conter seis ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade com duração mínima de seis meses

a) Frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;

b) Frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

c) Frequentemente corre ou escala em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;

d) Com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;

f) Frequentemente fala em demasia;

g) Frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;

h) Com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;

i) Frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros

Acredito que muitos ao termino da leitura de todos os sintomas citados acima deveram estar se perguntando ” Será que tenho TDAH ? “

É preciso enxergar a criança para além de um diagnóstico embasado por um conjunto de sinais e sintomas descritos em um manual, é fundamental entender o que é uma criança, deixar que ela seja uma criança em toda sua plenitude e considerar sua historia em todos os aspectos. Muitos diagnósticos são dados de forma errônea desconsiderando a singularidade de cada um, se faz necessário uma escuta atenta, para além do que é dito e visto.

Referência

APA (2013 ) Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos Mentais DSM-V.